Você Realmente Está Trabalhando em Projetos?

Visualizado 1145 vezes.

Há uma grande diferença entre gerenciar projetos pequenos e grandes. Em um projeto pequeno, por exemplo, você vai até a pessoa com quem precisa conversar quando há uma questão a ser resolvida. Em um projeto grande, é possível que semanas tenham sido dedicadas ao planejamento das comunicações. Quando há uma questão, você precisa descobrir quem está envolvido e onde essas pessoas estão localizadas, qual é o método preferido de comunicação, as informações de contato no registro das partes interessadas e, em seguida, comunicar-se com elas da forma apropriada.

Outra coisa que você deve ter em mente é que propostas de projetos sempre devem ser revisadas e aprovadas formalmente pela administração da organização, após uma comparação de todos os projetos possíveis. Projetos não são selecionados de maneira arbitrária ou informal.

Trabalho Operacional

A maior parte do trabalho realizado em organizações pode ser descrito como trabalho operacional ou trabalho em projetos. O trabalho operacional é contínuo e o trabalho em projetos termina. É importante sempre compreender a diferença. Podem ocorrer casos em que o verdadeiro problema na questão é que alguém está tentando gerenciar trabalho contínuo (operacional), por exemplo, fabricação, como um projeto e isso pode levar a sérios problemas operacionais.

Veja Também:  Criptografia Utilizando o TrueCrypt

Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que gerentes de projetos precisam saber apenas gerenciar pessoas ou, o que é ainda pior, que basta simplesmente comprar um software para ser um gerente de projetos. A  profissão de gerenciamento de projetos está crescendo rapidamente. É uma ciência e uma arte, que segue um processo sistemático.

Olhando para o PMI, vemos que ele divide o gerenciamento de projetos em grupos de processos e áreas de conhecimento. Os grupos de processos seguem o processo de alto nível de gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. As áreas de conhecimento são: gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, dos custos, da qualidade, dos recursos humanos, das comunicações, dos riscos e das aquisições, embora o PMI também se concentre separadamente na estrutura de gerenciamento de projetos e nos processos de gerenciamento de projetos.

Muitos dizem saber o que é gerenciamento de projetos, mas você realmente sabe o que é gerenciamento de projetos?

Muitas pessoas erram por não conhecer alguns aspectos essenciais do gerenciamento de projeto. Mesmo pessoas com diplomas avançados em gerenciamento de projetos as vezes erram por omitir e não aplicar conceitos de gerenciamento de projetos que poderiam salvar suas carreiras.

Veja Também:  Arduino Pra Que Te Quero

O Que é um Programa?

De forma bem resumida, um programa é um grupo de projetos. Ao agrupar projetos relacionados em um programa, uma organização pode coordenar o gerenciamento desses projetos. A abordagem de programa pode ajudar a reduzir os riscos, gerar economias de escala e melhorar o gerenciamento. Além do trabalho necessário para terminar cada projeto individual, o programa também inclui esforços como as atividades de coordenação e gerenciamento realizadas pelo gerente de programas. Portanto, ao descobrir que você tem mais de um projeto, é possível gerenciá-los todos como um programa, se houver benefícios nisso. Isso deve ser feito apenas quando a abordagem de programa agregar valor.

Programa

0 Que é um Portfólio?

Um portfólio inclui um grupo de programas e projetos individuais que são implementados para alcançar uma meta empresarial estratégica específica. Os programas e os projetos que compõem o portfólio podem não estar relacionados, além do fato de ajudarem a alcançar essa meta estratégica comum.

portifolio

Num próximo artigo, falarei um pouco sobre escritório de projetos e seus conceito.

Veja Também:  Acessando WebCam com C#

Obrigado!


Valeu um café? Contribua com R$ 3,00 e ajude a manter o site no ar.



Visualizado 1145 vezes.

Deixe uma resposta